segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pode o suicida entrar no Reino de Deus?

Muitos de nós fomos ensinados que o “suicida não entrará no reino dos céus”, e as pessoas que nos ensinaram isso sempre afirmaram que essa frase está escrita na bíblia, mas isso não é verdade, a bíblia não diz nada disso. Então, surgem outros argumentos do tipo: todo suicida é um homicida e os homicidas não entrarão no reino de Deus. Esse argumento também é falso, nem todo suicida é um homicida, pois as estatísticas psiquiátricas mostram que a depressão é responsável por cerca de 15% dos suicídios que acontecem no Brasil. Ora, nesse caso o suicida é apenas uma pessoa com uma doença grave, não um praticante deliberado do homicídio.
Eu não tenho nenhuma autoridade para falar sobre o suicídio em termos psiquiátricos, por isso gostaria de ir direto ao ponto: o quê, afinal, a bíblia realmente diz sobre o suicídio? Embora eu não pretenda fazer, aqui, um estudo exaustivo sobre o tema, vou tentar, pelo menos, esclarecer uma coisa: o suicídio não é necessariamente um sinal de que alguém não foi salvo.
Existem quatro casos de suicídio narrados no velho testamento: o rei Saul e o seu escudeiro (I Sm 31: 4-6), Aitofel (II Sm 17:23) e Sansão (Jz 16:30). No novo testamento temos o caso de Judas Iscariotes (Mt 27:3-5).
Vou partir dos casos de Sansão e Judas. Sabemos que em circunstâncias bastante diferentes esses dois homens cometeram o mesmo ato, ambos se mataram. Há quem crie polêmica sobre o suicídio de Sansão, mas o fato é que ele provocou conscientemente a sua própria morte e o nome disso é suicídio. No entanto, apesar de terem cometido o mesmo ato, Sansão é apresentado em Hebreus 11:32 como um dos heróis da fé e Judas, por outro lado, é apresentado no evangelho de Mateus como filho da desobediência, o primeiro entrou no reino dos céus, o segundo não.
O que esses dois casos podem nos ensinar? Podemos entender facilmente que não foi o suicídio que levou Judas a não ser salvo, mas a sua vida de negação ao Senhor. Sansão também era um homem pecador, como qualquer um de nós, mas não negou a sua fé. Vamos lembrar que a salvação é uma questão de fórum íntimo, que se dá, ou não, em decorrência com o nosso relacionamento com o Pai por meio da fé que está em nosso coração.
Portanto, à esta pergunta sobre a possibilidade de o suicida entrar, ou não, no reino dos céus, eu respondo: “sim”, é perfeitamente possível que alguém que se suicidou entre no reino dos céus. Isso não quer dizer obviamente que eu ache que o suicídio não é um pecado, pelo contrário, o suicídio é um pecado e jamais será a solução adequada para os problemas de alguém. Mas, a salvação é fruto da obra de Deus e não do homem. Logo, tudo vai depender das circunstâncias, se o suicídio for para alguém um abandono da fé, uma negação de Deus, como foi para Judas, o seu destino será o inferno. Mas, se o suicídio for uma saída imposta por circunstâncias como no caso de Sansão, ou mesmo de doenças que afetam a nossa relação com o mundo, como a depressão, pode haver salvação.
Há muitas questões sobre o suicídio e a bíblia que esse texto não se propôs a tratar. Mas, quem sabe, em outros textos podemos aprofundar as reflexões!? Por enquanto, uma coisa nos basta para aliviar o coração, o suicídio não significa necessariamente a condenação do indivíduo que o comete.

26 comentários:

Lélia Brito Made by Hand disse...

Pastor muito oportuno as suas palavras, principalmente que m conheceu e acompanhou esse episódio em nossa CV. Pelo menos a mim, me esclareceu muito. Deus abençoe!

Unknown disse...

Ola Josemar, uma bencao essas palavras... sabado passado conversava sobre esse assunto com Saulo, Sabrina e Renato, assim, o que vc postou so veio a acrescentar. Deus continue te abencoando!!!

Unknown disse...

Show de bola o texto Pr Josemar. Edificado demais! Abraço!

Josinha disse...

Sim, este é um tema intrigante, mesmo para quem não está envolvido...a sua abordagem foi muito interessante e motivadora para outras discussões!!!
Ah sim, e outros posts sobre o assunto são bem vindos...
Deus o abençõe, e um Feliz tempo de Páscoa com crescimento e renovação das esperanças no Senhor =)

Josinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Concordo com as palavras do Pr. Airton Evangelista da Costa: Sansão não pediu para que Deus o ajudasse a cometer suicídio; pediu-Lhe o retorno de suas forças "para que de uma vez me vingue dos filisteus".

http://www2.uol.com.br/bibliaworld/igreja/responde/bib018.htm

Suicídio é conscientemente tirar a própria vida. Ainda que em depressão é pecado.

Agora, por descuido próprio, falta do cuidado necessário, a pessoa vir a óbito, não deve nem ser considerado suicídio.

Como posso afirmar que a intenção de se matar,independentemente das circunstâncias, não é pecado.Onde fica a paz e o consolo que Deus dá à alma que sofre?

Elogio à Sabedoria disse...

Caro amigo,
Acho que em primeiro lugar houve algum equívoco e você não se identificou, o que é uma pena. Sobre Sansão não haver cometido suicídio, bom, qualquer um que ler o texto pode ver um homem que deliberadamente tirou a própria vida, é óbvio que ele não pediu a Deus ajuda para se suicidar, esse não era o objetivo maior dele, o suicídio foi apenas um caminho para o seu objetivo maior. Mas, mesmo que você e o Pr. Airton Evangelista não concordem com isso, eu pergunto: onde está escrito que quem cometer suicídio não herdará o Reino de Deus? Não sejamos insensatos, vocês estão distorcendo a morte de Sansão para provar o improvável. O cerne do meu texto não nada a ver com a discussão se suicídio é pecado ou não é, até por que eu entendo que o suicídio é um pecado, porém, não posso afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio serão condenadas, pois a bíblia não diz isso. E acrescentar, intencionalmente, palavras à bíblia também é pecado. Quanto a sua opinião sobre depressão, caro amigo, reveja isso, não seja preconceituoso, depressão não é descuido, depressão é uma doença séria que acontece devido a produção ou ausência de certas substâncias no cérebro.

Anônimo disse...

Pr. Josemar, creio que um cristao verdadeiramente convertido ele tem paz e alegria vindas do próprio Espirito Santo.Por esse motivo jamais conseguirei imaginar um ser desse tirando sua própria vida!.Quanto a doencas como por exemplo a depressao creio que Deus É poderoso para libertar qualquer um de nós dela.Tirar a própria vida, nao é característica de um seguidor de Jesus! pois um ser desse se mostra profundamente infeliz e sem esperancas, quando a biblia fala que Jesus veio pra nos dá VIDA e VIDA em abundancia!.Com Jesus somos fortes, salvos, corajosos e felizes e isso nao tem nada haver com suicídio.A única forma que um suicida pode se refazer com Deus e entrar no Reino seria se antes de morrer na hora da agonia pré morte ele pedisse perdao pelo erro que cometeu ao tentar tirar sua própria vida.Esta cetamente seria uma GRANDE chance dada pelo Pai. Obrigada pela atencao pr. Josemar, mas devo dizer que nao vejo as coisas da mesma forma que o senhor.

Deus nos ajude.

paz!

Elogio à Sabedoria disse...

Acho que você tem confundido as coisas, não afirmo que o suicídio não é pecado. Afirmo que a bíblia não diz que o suicida não poderá entrar no Reino de Deus. O achismo não pode se tornar teologia. Você diz: "creio que um cristão verdadeiramente convertido tem paz e alegria vindas do próprio Espirito Santo". Eu pergunto: até que ponto? Pois, Jesus foi tomado por uma "tristeza mortal" (Mt 26:38), por que um cristão não poderia passar por isso? Tristezas fazem parte da vida do crente. Você diz: "Por esse motivo jamais conseguirei imaginar um ser desse tirando sua própria vida!", eu não posso imaginar que um cristão não possa ser tomado por tristeza ou depressão, visto que o próprio Cristo passou por isso. "Quanto a doenças como, por exemplo, a depressão, creio que Deus é poderoso para libertar qualquer um de nós dela". Creio nisso, Ele é poderoso para curar doenças, mas também é soberano para decidir o que Ele quer fazer ou não. Por que Deus só curaria os depressivos? Estamos criando uma nova teologia? A de que crente não pode entrar em depressão e se entrar Cristo vai curar!? Por que isso não valeria para o câncer? Você afirma que "Tirar a própria vida, não é característica de um seguidor de Jesus! pois um ser desse se mostra profundamente infeliz e sem esperanças, quando a bíblia fala que Jesus veio pra nos dar VIDA e VIDA em abundância!". Outro julgamento sem base bíblica, a bíblia não afirma que seremos felizes o tempo todo (ver Jo 16:33), Jesus venceu o mundo, isso não implica que não teremos aflições. Sobre a vida abundante que Cristo promete, não creio que seja aqui na terra, pois, que diríamos sobre os pobres e doentes? Que não são crentes? Estão em pecado, pois não têm vida abundante? Como você, creio que "Com Jesus somos fortes, salvos, corajosos e felizes e isso não tem nada haver com suicídio", mas, doenças como depressão, síndrome do pânico, dentre outras, podem atingir a vida do verdadeiro cristão. E, por fim, você afirma: "A única forma que um suicida pode se refazer com Deus e entrar no Reino seria se antes de morrer na hora da agonia pré morte ele pedisse perdão pelo erro que cometeu ao tentar tirar sua própria vida. Esta certamente seria uma GRANDE chance dada pelo Pai". Será que todos os cristãos se arrependem de todos os pecados antes de morrer? O arrependimento é fruto da salvação, e não o contrário. Se morrermos e não tivermos a oportunidade de nos arrepender de pecados específicos não quer dizer que não entraremos no Reino de Deus, pois o Senhor sonda o coração, ou seja, condenado é aquele que ama o pecado, não o que peca e não tem tempo de se arrepender. Mas, volto a dizer, não estou afirmando que o suicida vai para o céu, estou afirmando que a bíblia não diz nada para que possamos fazer julgamentos desse tipo. "Obrigada pela atenção Pr. Josemar, mas devo dizer que não vejo as coisas da mesma forma que o senhor". Minha irmã, creio que pela despedida, se trate de uma irmã, você tem todo o direito de discordar, a única coisa que lamento é que a sua discordância não tenha nenhuma fundamentação bíblica. Peço que você releia o texto e perceba que a única coisa que estou, de fato, dizendo é que não podemos julgar os suicidas, pois a bíblia não apresenta nenhuma doutrina que dê a entender que o suicida não poderá entrar no céu. O que posso dizer, e, talvez, isso alivie o seu coração, é que acho pouco provável que um suicida entre no Reino de Deus, mas isso é achismo, pois a bíblia, repito, não diz nada a esse respeito. Seria muita crueldade de minha parte dizer que o suicida não entrará no Reino de Deus, a bíblia não afirma isso, portanto, a única coisa que posso dizer aos parentes daqueles que se suicidaram é que há uma esperança, eu não tenho o direito de tirar isso dessas pessoas, pois não há nenhum indício bíblico que o suicídio em si condena as pessoas. Nem há indícios de que um crente jamais cometeria suicídio. Isso tudo é um achismo cruel contra pessoas que perderam entes queridos nessa situação.

Anônimo disse...

Se Deus diz que não dá um fardo maior para as pessoas suportarem, por que então elas se suicidam? Ultimamente tenho pensado muito em suicídio, não sinto alegria de viver, a vida parece sem sentido desde que perdi meu filho de 15 anos, um filho muito amoroso, sinto tanta falta do seu carinho, que não consigo sentir aquela alegria verdadeira. Tento viver minha vida normalmente, trabalho e sei que isto me ajuda, mas só eu sei a batalha que tenho que enfrentar todos os dias, e mais outras coisas que nos deixam para baixo e a gente acha que não tem saída. Nos sentimos incompreendidos. Acredito em Deus e que ele deu seu único filho para morrer por nós e que só Jesus é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao pai a não ser por ele. Desde de que perdi meu filho caí em depressão, fiz tudo que estava ao meu alcance para que ele se curasse, mas me sinto culpada, a gente sempre acha que poderia ter feito mais, até trocaria de lugar com ele, daria a minha vida pela dele se Deus permitisse, mas mesmo com ajuda de psicólogo e psiquiatra eu sinto um vazio tão grande.Tenho medo, pois sei que se isto acontecer, vou fazer muita gente sofrer, principalmente minha mãe, mas está tão difícil...Quem ler este depoimento, orem por mim, pois quem se suicida não quer morrer,quer apenas acabar com a sua dor.

Elogio à Sabedoria disse...

Caríssima irmã,
Sei que não posso dizer absolutamente nada acerca da sua dor, pois só quem passa por uma experiência dessa natureza é quem sabe o real significado do sofrimento. Mas, posso dizer, com toda a convicção de minha alma, que o suicídio não é solução para a dor, nem mesmo para a pior de todas as dores.
Passar por essa vida, minha irmã,infelizmente, implica, também, em vivenciar experiências dificílimas, por isso Jesus afirmou:"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16:33).A vitória de Jesus na cruz nos faz trazer à memória aquilo que pode dar esperança. Faça um exercício diferente, pense nos quinze anos maravilhosos que o Senhor lhe deu ao lado do seu filho, pense naquilo que traz conforto ao seu coração, não pare de contar as bençãos de Deus.
Quando o profeta Jeremias viu a destruição de Jerusalém, viu também a morte de sua família e de muitas pessoas que ele amava, narrando toda essa tragédia e dor da sua vida, ele disse: "Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!"
(Lamentações 3:20-23). Jeremias sofreu e chorou a sua dor, ele chegou ao limite emocional, mas, quando isso aconteceu, ele levantou os olhos e buscou aquilo que poderia lhe dar esperança. Da mesma forma o rei Davi, perdeu um filho recém nascido, jejuou, chorou, passou a noite deitado no chão (I Sm 12:16), sofreu até o limite de suas emoções, mas, também, ergueu a cabeça buscando esperança (I Sm 12:20).
Nós vamos nos encontrar com aquelas pessoas que foram levadas por Deus, mas cabe a Ele determinar o momento e a forma. A única coisa que posso lhe dizer, por meio dessa postagem, é que apesar de toda a sua dor Deus nunca parou de lhe amar e que existem muitos motivos para você lembrar desse amor. Conte as bençãos de Deus minha irmã, conte as bençãos e você entenderá que o real motivo para se viver é o próprio Deus.
Se você quiser se identificar e marcar uma conversa comigo, pode fazer isso através do seguinte e-mail: josemarbandeira@msn.com. Podemos conversar com total sigilo, garanto.
Que Deus lhe abençoe e continue mostrando que existem muitas razões maravilhosas para continuar vivendo e glorificando a Deus. Veja o exemplo de Davi, quando ele soube que o seu filho havia morrido: "Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e adorou. E voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu".
2 Samuel 12:20 Ele sabia que apesar de toda a dor havia motivos para continuar adorando a Deus.
Estarei a sua disposição.

Unknown disse...

sempre pensei
nos inumeros suicidios dos inocentes que sofreram na guerra
ou das pessoas que se suicidaram por passar necessidades ou serem perseguidas de alguma forma
obg pela explicaçao irei ler os livros da biblia indicado no texto

Unknown disse...

Gostaria de deixar apenas estes versículos para cada um meditar. Como Jesus Cristo passou o que passou para que tenhamos vida com abundância, e o suicida não ser digno de ir para o inferno aliás, destruído por aquele que além de matar, fazer perecer a alma no inferno?
"1 Coríntios: 3. 16. Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17. Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós."
"1 Coríntios: 6. 19. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20. Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo."

Unknown disse...

Caro irmão Jorge,
Primeiramente, muito obrigado pela sua participação no meu blog. Sei que esse tema é muito polêmico. Eu escrevi esse texto em 2011 e ele ainda é um dos mais visitados do meu blog. Estou pretendendo escrever, assim que tiver tempo, um texto explicando as origens dessa história de que os suicidas não entrarão no Reino dos Céus. Não quero ser irredutível nessa questão, pois a salvação é individual e, por isso mesmo, só pode ser julgada por Deus. Meu texto não é nenhum tipo de incentivo, ou defesa, do suicídio, apenas chama a atenção para uma tradição oriunda das leis romanas que vem sendo confundida com doutrina cristã - pretendo explicar isso no meu próximo texto. Precisamos ser muito cuidadosos com a aplicação da Palavra de Deus para que não a transformemos em um jugo pesado demais para as pessoas.
Analisando os textos que você apresentou, veja o seguinte: 1) nenhum dos dois textos se refere explícita, ou implicitamente, ao tema do suicídio; 2) os dois textos, embora usando palavras e argumentos parecidos, estão tratando de assuntos completamente distintos, não podendo, assim, ser aplicados ao mesmo tema, gerando uma espécie de anomia hermenêutica.
Indo direto ao ponto, em I Co 3:16-17, o apóstolo Paulo está falando sobre disenções na Igreja, usando a palavra santuário para se referir ao corpo de Cristo e não ao corpo físico de cada indivíduo. Não vou me alongar no argumento hermenêutico, pois creio que o texto é bem claro. Mas, observe, apenas para apresentar o argumento gramatical de interpretação textual, que ele diz: "vós sois santuário" e "vosso corpo é santuário", partindo do plural para o singular, indicando que o conjunto de pessoas a quem ele se dirige, ou seja, toda a igreja de Corinto, é santuário. Se cada indivíduo fosse um santuário, o texto teria necessariamente posto santuário no plural, afirmando: 'vós sois santuários' e 'vossos corpos são santuários'. Portanto, não dá para aplicar esse texto a alguém que se matou, pois ele está falando de alguém que age de maneira destrutiva do Corpo de Cristo.
No que se refere a I Co 6:19, o contexto é explicitamente de condenação a imoralidade sexual que fere espiritualmente o corpo de Cristo (segue-se o mesmo argumento gramatical).
Veja, caro irmão, que é muito complicado, mesmo que você não aceite o argumento gramatical, inserir o suicídio no contexto desses textos. Precisamos ter cuidado por que muitas vezes somos levados sem querer a tentar forçar uma interpretação da Bíblia modelada pelos conhecimentos pré-formatados que recebemos.
Grande abraço.

Unknown disse...

Olá irmão Josemar, muito cordial e educado sua pessoa, polemico isto mesmo hein!
Mas, a visão que se aplica de modo geral é que não podemos de maneira nenhuma intentar qualquer mal por menor que seja ao nosso corpo, se não podemos nos prostituir, beber, usar drogas, alimentar-se de forma prejudicial a saúde, o que não deixa de ser um suicídio, apenas com a diferença de morrer instantaneamente ou silenciosamente, estamos sim desvalorizando o sacrifício do filho de DEUS, pelo qual Ele mesmo disse que veio pra dar vida com abundância, sendo assim, o suicídio é um pecado, e pior ainda para aqueles que experimentaram e se fizeram participantes dos dons celestiais e do Santo Espírito de DEUS. "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério." Hebreus 6:4-6 Então, agora terá que esperar a "repescagem" de "Porque para Deus nada é impossível." Lucas 1:37 Paz seja contigo irmão!

Elogio à Sabedoria disse...

Olá meu caro irmão, que bom que você continua passando por aqui.
Olha somos concordes no que diz respeito a necessidade de cuidar bem do nosso corpo físico, embora nenhum dos dois textos (I Co 3:16-17 ou I Co 6:19) esteja falando sobre isso. Também concordo com você que o suicídio é pecado. Mas, acho que isso não é suficiente para dizermos à família de um suicida que ele foi para o inferno. O que estou tentando dizer nesse texto é que existe uma possibilidade de dúvida sobre a salvação ou condenação do suicida, visto que não existe uma doutrina segura sobre esse assunto.
Que Deus continue lhe abençoando.

Unknown disse...

que o ser humano n e tao sabio e perplequico como acha samos ate mais ignorantes cm esses tipo de assuntos,mts vezes oro,pelos que que cometeram suicidio
pos ngm tem culpa de sofrer,digo pelos suicidas q se mataram,por algo mais,como depressao,e solidao q pra mim dar no msm
fiquei ate mais aliviada
em saber q nao sou unica
pos estou bem "deprimidas""nos ultimos tempos,e ja pensei em cometer suicido,mais minha conciencia fala mais alto,nao quero perde
algo tao maravilhoso como a vida eterna,tenho esperancas de um mundo melhor pois se cristo venceu o mundo,tbm poderei,e levantando outro assunto que e o ser humano e tao ignoante cm as palavras q deus ,nos falou,n mts vezes nao a compriedemos,e achamos q estamos certos meu pai e catolico e acha q evangelico sempre estao errado ele os critica ja brigou cmg pos discorda ,ate claramente como se fosse me bater,espero deus tenha piedade de sua alma pos n frequenta a igreja e sempre acha q esta certo com de tudo e tds

Unknown disse...

Marianie Silva Paz de Cristo, Confia no Senhor e no mais tudo ELE o fará, parece até que não a conheço é fácil saber o que a sra está passando, mas vou interceder em orações pela irmã que passa por momentos que nos leva a querer desistir da vida, mas também gostaria de apresentar alguns vídeos de pregações do Pr Claudio Duarte, este é pregador de família e tem um jeito diferente de exortar a palavra de DEUS. aparentemente por ser extrovertido, este é muito sério e de DEUS. https://www.youtube.com/watch?v=zEJVoJDpMEQ

Elogio à Sabedoria disse...

Minha querida irmã Marianie, a vida é o presente de Deus, presente que se renova todos os dias. Sim, Deus renova esse presente todos os dias, entre tristezas e alegrias, entre sofrimento e felicidade, entre escassez e fatura, Deus está sempre presente, mostrando os contrastes desse mundo em que vivemos e o quanto é importante confiar nEle. No Salmo 126, um pedido é feito a Deus: "Senhor, restaura-nos, assim como enches os leitos dos ribeiros no deserto" (v. 4). O pedido do salmista é a revelação de uma profunda consciência sobre as condições da vida, pois os ribeiros do deserto secam durante algum tempo e depois se enchem de água, depois tornam a secar e depois a encher de novo. Assim, secando e enchendo, os ribeiro se tornam lugares de fatura, lugares de esperança, lugares de fé. A nossa vida é assim, muitas vezes secamos, mas o Espírito de Deus está sempre pronto para nos encher, é assim que Ele renova o presente da vida, fazendo-nos ver com os olhos da esperança e da fé, fazendo-nos perceber que mesmo quando estamos passando por períodos de seca, Deus está preparando as águas para correrem na nossa vida. Então, minha querida irmã, não pense que as palavras que falei nesse texto são qualquer incentivo ao suicídio, pelo contrário, elas são palavras de esperança na vida, no Deus que dá vida, no Deus que restaura a alegria da salvação. O salmista, também, ora assim: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável" e "Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer" (Salmos 51:10 e 12). Ore assim também, ore a Deus com alegria, com esperança, com fé... Ele é a vida.

Unknown disse...

Sou católica,porem concordo com suas palavras Pastor. Nao devemos colocar palavras na bíblia por conveniência, e depressão é uma doença severa e grave.

Unknown disse...

Pr então aquele que tira a própria vida, (não foi a vontade de Deus? Ou foi permissão de Deus, porque tudo que satanás age nas nossas vidas é permissão de Deus/ acabe foi por satanás com permissão de Deus) não é homicida? É homicida quem tira a vida ou Deus está no controle

Unknown disse...

Pr então aquele que tira a própria vida, (não foi a vontade de Deus? Ou foi permissão de Deus, porque tudo que satanás age nas nossas vidas é permissão de Deus/ acabe foi por satanás com permissão de Deus) não é homicida? É homicida quem tira a vida ou Deus está no controle

Anônimo disse...

Boa noite queridos, Paulo escrevendo aos Galatas fala sobre as obras da carne e conclui dizendo que os que praticam tais obras não herdarão e Reijo de Deus.
Escrevendo aos Romanos o mesmo Paulo declarou: "O bem que quero não faço, o mal que não quero já fiz".
Como explicar esses textos? Existem pecados que cometemos que são frutos de nossa natureza caída, a prática do pecado no entanto se configura na premeditação do pecado. Suicídio não é um "pecado acidental", é um pecado premeditado, uma segunda observação é que quando pecamos e continuamos vivos temos a possibilidade de arrependimento e abandono do pecado, havendo se suicidado como se arrepender?
Que Deus nos guarde e nos ajude a guardar sua Palavra a fim de que nnoxusemos de subterfúgios escusos para deturpar a mesma
Paz perfeita vos seja multiplicada

Leonardo Silva disse...

Concordo com Pontes Jorge,mais também concordo com Josemar Bandeira!!! Mais a Bíblia é clara quando diz que: Se Deus é por nós Quem será contra nós. Então faço a pergunta ao amigo Josemar Bandeira: Você acha que nós mesmos,podemos ser contra nós mesmos? Sendo assim contra Deus que é por nós?Entenda: Tirando a própria vida que Deus nus deu? Lembrando que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Em vão? Não precisa ser Pastor para entender que: Se uma pessoa tira a sua própria vida, tornando-se assim inimigo de Deus confere? Qual será o lugar que os inimigos de Deus Ficam? Porque entendo que uma pessoa pode estar passando por inúmeros problemas,diversas pertubações,angustiada,deprimida,sem vontade de viver,fadiga de combate,dividas,problemas amorosos,sofrendo com perda de algum ente querido,uma doença crônica, enfim. Mais,se ela acredita que Deus existe(Crê em Deus)ela pode pensar em suicídio,até porque milhares de pessoas pensam a todo instante,mais não fazem,porque? Porque sabe que Deus vai tira-la do sofrimento que esta passando,ou amenizar o sofrimento ou solucionar o sofrimento. Agora, se uma pessoa não acredita em Deus ou "diz" acreditar,e por algum motivo comete um suicídio,como Deus vai olhar para esta alma? Vou modificar a frase OK? "Se Deus é por mim quem será contra mim? Res: Eu mesmo Josemar? Entendo que é delicado você dizer a um familiar de um suicida que ele não irá para o Reino de Deus! Mais entenda que ele discordou com tudo que Deus quis que ele acreditasse,cometendo um ato covarde com ele mesmo,porquê ele não tem nem como se arrepender do tal pecado,e ressaltando sempre,que sendo contra Deus. Outra coisa ninguém serve a dois senhores,que fique claro a gravidade;e mesmo que ele esteja vivendo em todos os pecados possíveis na terra ele pode se arrepender,confere Josemar? Mais quando ele passa a achar que tirando a vida achou que terminou tudo, se enganou. Vai ser quando ele entenderá que Deus é o Alfa e o Omega e que só quem permite que seja interrompida uma vida é ELE(Deus). Ultima pergunta Josemar? Vou me referir a você agora OK? SE DEUS É POR VOCÊ QUEM SERÁ CONTRA VOCÊ? VOCÊ ACHA QUE É VOCÊ? MAIS UMA VEZ SENDO CONTRA QUEM ESTA POR VOCÊ? Lembrando que somos criaturas feitas pelo CRIADOR.Deus não lhe dar um fardo maior do que você pode carregar.E outra coisa amigo,Deus não é um cientista que faz um robô e ele se alto destrói, Deus faz o homem onde existe uma alma e que esta vida só ele pode tirar.se outra criatura tira-la ele permitiu por algum motivo,lembrado que a palavra diz que seja prudente Ok? Fica na paz Abençoado.

Elogio à Sabedoria disse...

Meus irmãos, eu confesso que estou meio cansado de discutir esse assunto. Mas, vamos lá... Em primeiro lugar, nenhum dos argumentos que vocês colocam é baseado em qualquer texto das Escrituras que fale sobre o assunto do suicídio. Para discutir esse assunto, precisamos fazer perguntas provenientes dos textos bíblicos que narram os fatos (é isso que faço no meu texto original). Então, se um suicida não pode, de jeito nenhum, entrar no Reino de Deus, como Sansão entrou? Não adianta inventar que Sansão não cometeu suicídio, ele derrubou sobre si as colunas do templo, sabia que não iria sobreviver e o nome disso é suicídio.
Em segundo lugar, vocês estão confundindo a doutrina da salvação. Para sermos salvos precisamos confessar o Senhor, ou seja, precisamos reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador(Rm 10:9); o arrependimento de que a bíblia fala não é de cada pecado especificamente, mas se refere a mudança de vida a partir do momento da conversão (II Co 5:17). Essa ideia equivocada sobre morrer antes de se arrepender de um pecado específico carrega um duplo e grave problema: 1) problema prático em relação a salvação, se o arrependimento fosse como vocês insinuam, ou seja, de cada pecado, nós não poderíamos esquecer de nos arrepender de nenhum pecado antes de morrer, dessa forma estaríamos todos condenados; e, 2) o problema teológico, estaríamos necessariamente falando em perda de salvação, pois alguém poderia ser salvo, cometer um pecado e morrer antes de se arrepender. Mas, sabemos que é impossível perder a salvação (Jo 6:37; Rm 8:1).
Em terceiro lugar, não vou ensinar jamais, aquilo que a bíblia não me ensina diretamente. A bíblia não diz me nenhum momento que o suicida não entrará no Reino de Deus. Isso foi uma decisão dos papas da igreja católica na idade média a fim de que as pessoas não fugissem, por meio do suicídio, das altas cargas de trabalho e impostos (uma vida miserável) a que eram submetidos. Assim, a igreja católica proibia que pessoas que se suicidaram fossem enterradas no mesmo cemitério que os demais. Vocês concordam com isso também?
Em quarto lugar, é possível que uma pessoa salva peque? Ora, é claro que sim. Utilizando o texto de Romanos 7 que vocês mesmos citaram acima, temos Paulo, salvo e convertido, explicando que não consegue deixar de pecar. Isso põe em risco a salvação dele? É óbvio que não. Está escrito: "onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5:20). Se é possível que um salvo peque e se esse salvo não perde a salvação, por que um salvo não poderia cometer o pecado do suicídio? Desculpem-me, mas, isso é preconceito sem fundamentação bíblica.
Concluindo: a bíblia não ensina, em nenhum lugar, que o suicida não entra no Reino de Deus. O caso de Sansão é suficiente para mostrar que é possível sim que um suicida entre. A bíblia não ensina, também, em canto nenhum que um salvo deixa de pecar, portanto, é possível que um salvo cometa o pecado do suicídio. A bíblia, também, não ensina a perda da salvação, portanto, se um salvo cometer o suicídio, ele não deixa de ser salvo. De resto, é experiência pessoal. O que passar disso começa a beirar preconceito.

Anônimo disse...

Tem pessoas que se suicidam por que sao ricas e nunca viram o sofrimento. Vivem uma rotina sem perspectiva e por viver sempre a mesma coisa se matam. Ai ouvem falar que Jesus é a solução e nao querem. Ai esses que sabem dizer nao pra Jesus, mas acha a solução no seu próprio fim. Errou o alvo perdeu a salvação.