quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Essa Violência tem Culpados?

Até quando pessoas inocentes como Bruno Ernesto, ou como qualquer um de nós, vão ser reféns da falta de segurança em nosso país? Essa é a pergunta que muitos estão fazendo. E, aqui, eu quero engrossar o coro. Só tem uma coisa, eu quero fazer essa mesma pergunta às pessoas que insistem em votar nos mesmos canalhas de sempre; eu pergunto isso a quem vota por interesse próprio, por dinheiro ou por um empreguinho porqueira; eu quero perguntar isso aos puxa-sacos que ficam cercando os políticos igual a mosca de padaria; pergunto isso a vocês, seus ridículos, que ao invés de trabalhar, de cuidar de suas vidas, ficam vendendo o seu voto e trocando sua segurança, e a da sociedade em geral, por migalhas.
Cada povo tem o governo que merece! Esse é um sábio adágio popular que endosso agora. Estou mesmo revoltado e me recurso a qualquer reflexão conformista. O Brasil está investindo bilhões de dólares em uma copa do mundo, para quê? Para ficarmos iguais a África do Sul? Cheios de analfabetos pulando feito uns animais embasbacados ao redor de um estádio em que jamais terão o direito de entrar por que não têm dinheiro para comprar um ingresso? Desde 2009 que os professores federais não recebem um pequeno reajuste dos seus salários, mas a presidente continua com os discursos demagógicos, próprios do seu partido, sobre o investimento em educação. Depois vamos simplesmente falar que o brasileiro não tem educação, que o sueco é que é educado. Falta dinheiro para tudo no Brasil, na semana passada foram cortados R$ 1,03 bilhão do orçamento para segurança pública. Mas, o nosso governo está em Havana emprestando R$ 1,3 bilhão ao governo cubano para manter o seu regime opressor, que casa muito bem com ideologia dos nossos governantes.
Votem! Continuem votando nesses canalhas. Sabe por quê? Por que, infelizmente, sou obrigado a reconhecer, os bandidos que mataram Bruno Ernesto são vítimas dessa corja que está no governo.
Bruno foi mais um trabalhador, talentoso trabalhador, – sei que ele era extremamente talentoso por que trabalhei com ele – vitimado pela incompetência do povo brasileiro. Do povo? É do povo. Não adianta ficar culpando os políticos, nem o judiciário, pois os políticos estão lá por que o povo os coloca e recoloca onde estão. Sem nenhuma reflexão séria, estamos gastando o nosso tempo à toa, estamos discutindo tolices, assistindo o BBB, conversando sobre novela e dizendo: “eu detesto política” (detesto quem diz isso). Tenho visto, por exemplo, nas redes sociais uma campanha ridícula contra os direitos humanos, pessoas que se julgam sábias, intelectuais, usando o espaço público para protestos sem pé nem cabeça. Por que essas pessoas não ocupam o seu tempo expressando pensamentos sérios, produtivos e bem elaborados? Por que os poucos brasileiros que tiveram acesso à educação não se ocupam em produzir uma reflexão política descente para promover dignidade ao nosso povo?
Os direitos humanos são absolutamente necessários, não é defesa de marginal – como alguns pensam. O fato é que o problema da segurança pública é político e não jurídico. O problema da segurança pública está ligado à justiça, mas sob outro ponto de vista. As pessoas se tornam agressivas e se desviam de um comportamento social aceitável por que esse é o mundo que elas conhecem, por que essa é a realidade que as cerca, por que não têm acesso à educação que o governo insiste em dizer que está promovendo, nem aos recursos materiais que desejam ter. Claro que isso não justifica o assassinato, nem qualquer tipo de violência. Mas, acontece que não é fechando os olhos e fingindo que se está fazendo tudo que se pode que vamos resolver esse problema.
Vamos olhar uma coisa só: a Paraíba esteve 24 anos nas mãos de dois grupos políticos, que no início eram o mesmo grupo, e, agora, parece que vão ser de novo. O Brasil vai completar 12 anos nas mãos do mesmo partido e pelo andar da carruagem vamos para mais 12. Qual é a diferença que temos dos governos totalitaristas da Ásia e da África? Democracia não se faz apenas com eleições se faz com renovação e com consciência. Quer melhorar o Brasil? Pare de culpar os políticos, para de ser fatalista, envolva-se, mude, por que é impossível melhorar sem mudar.
Querem fazer uma campanha descente no Facebook? Que tal essa: NÃO REELEGER ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, NEM DO LEGISLATIVO, NEM DO EXECUTIVO. Dessa forma poderemos dizer: não estamos contentes com o que temos visto. Dessa forma estaremos mostrando que não aceitamos mais que vidas como a de Bruno Ernesto e as de tantos outros anônimos sejam ceifadas do nosso meio. Assuma a responsabilidade.

Um comentário:

HelenaElias disse...

seyesInfelizmente estamos entregues ao caos, a mercer da violência destes bandidos desalmados sem termos a quem recorrer, pois as leis do nosso PAÍS só beneficiam os marginais. E a nós, pessoas de bem, só nos resta crê em DEUS e acreditar que tudo isso vai acabar, porque se o homem é incapaz de solucionar problemas como estes, DEUS está vivo e fará justiça, principalmente no caso BRUNO!!!